Quem Somos
Bem-vindos ao Cenas
O seu espaço de educação e afeto.
No CENAS, acreditamos que a educação vai além do ensino acadêmico. Somos uma instituição comprometida com o desenvolvimento integral de nossos alunos, onde o afeto e o conhecimento se entrelaçam para formar cidadãos confiantes, criativos e éticos.
Desde 2011, mantemos parceria com o sistema ANGLO de Ensino, enfatizando conteúdos pedagógicos, atividades socioculturais e recursos tecnológicos de alta qualidade.
Conheça nossa história
No ano de 1984, após fechamento da Escola Infantil Pingo de Gente, onde trabalhavam, Climene Santos Rocha, Denise Andrade e Cláudia Nascimento, como professoras, estas seuniram como sócias e deram continuidade a escola como nova empresa. O início dos trabalhos se deu em 08 de agosto de 1984, quando então iniciou o processo para escolha de nomes para a instituição. A partir de sugestões de pais, foi escolhido o nome “Mini-Ninho”, sugerido por Maria Helena Santos Neves, mãe dos alunos Rodrigo Neves e
Lucyla Neves. O primeiro foi no endereço da antiga escola, a Rua São Francisco, onde as sócias trabalhavam com turmas de 2, 3 ,4 e 5 anos, totalizando em média 20 alunos. No ano seguinte, houve a mudança de endereço para a Rua da Caridade, o aumento de alunos, admissão de alguns poucos funcionários e a entrada de mais uma sócia, Regina Andrade.
No ano de 1986, a escola foi convidada a funcionar dentro de uma instituição escolar da cidade, que trabalhava com os segmentos de fundamental I, II e médio, iniciando um novo ciclo de trabalho. As sócias a partir de então se afastaram da sala de aula, assumindo a direção pedagógica e financeira da empresa. A estrutura se ampliou, se adaptando a faixa etária e também neste ano as sócias, Claudia, Denise e Regina se afastaram, entrando na
sociedade Maria Helena Ribeiro Hugo. A parceria durou alguns anos, quando mais uma vez mudamos de endereço em 1993, iniciando uma parceria com a Faculdade de Filosofia e Letras, quando seríamos uma escola modelo para o curso de pedagogia. O aumento do número de alunos e de funcionários já era fato concreto. Em 1997, quando as instalações físicas já não estavam sendo adequadas ao crescimento, a direção, em um gesto de ousadia, se tornou independente, alugando um casarão, no centro da cidade, à Rua do Amparo, onde o mesmo foi todo ocupado com turmas de faixa etárias de berçário ao II período, expandindo então para turmas de fundamental I. A instituição tornou parceira do sistema Positivo de Ensino, que muito sistematizou e auxiliou no avanço dos trabalhos.
As turmas eram pequenas, mas durante o passar dos anos a escola já tinha mais de 200 alunos e uma média de 30 a 40 funcionários. Neste período a sócia Maria Helena Ribeiro Hugo saiu da empresa, ficando na mesma somente a fundadora Climene Santos Rocha. O sonho de educar só crescia, principalmente diante do reconhecimento da cidade e região. Porém as instalações não eram as melhores, apesar das várias adaptações e melhoramentos que eram feitos. Em 2008 iniciou então um grande e desafiante projeto de construção da sede própria, feita por um “amigo da escola”, grande empresário da cidade, que apostava no sucesso e retorno futuro. Em 2011 a escola então abriu as portas para atender os seus alunos no novo endereço, à Rua Tijuco, região central da cidade, com instalações modernas e totalmente adaptadas à faixa etária infantil, expandindo diante de intensas solicitações de pais para o fundamental II e médio. Neste momento o então Mini-Ninho, passou por nova estruturação nas propostas Político Pedagógicas e no seu Regimento, se transformando então no CENASR- Centro Educacional Nádia Santos Rocha, nome escolhido após sugestões de pessoas da comunidade, sendo este sugerido por Beth Gomes.
Para atender às constantes mudanças inerentes à sociedade, o Centro Educacional Nádia Santos Rocha , em parceria com o sistema ANGLO de Ensino, trabalha desde 2011, um material didático que visa proporcionar aos educandos conteúdos pedagógicos e atividades socioculturais que priorizem o conhecimento, as competências e as habilidades indispensáveis ao ser humano, tendo como ferramenta imprescindível de trabalho os recursos tecnológicos que muito engrandecem o trabalho com pais, alunos e professores. O material, bem como o trabalho da instituição, enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, político e ético e na construção da identidade pessoal para o perfeito exercício da cidadania. Tendo
em vista a nova Base Nacional Comum Curricular, a instituição já trabalha dentro das principais mudanças propostas, estando o material também adaptado às novas exigências. A escola conta hoje com 500 alunos em média distribuídos nos turnos matutino e vespertino, trabalhando com 90 colaboradores, aproximadamente. Acreditamos ser imprescindível orientar nossos educandos enfatizando seus diretos e deveres de cidadãos e, ao mesmo tempo, fortalecendo sua capacidade criativa e sensível.
Portanto, canalizamos nosso trabalho para a questão afetiva, visto que é ela que impulsiona o indivíduo para frente ou o detém em seu desenvolvimento global, o que já era característica marcante da escola nos seus primórdios. A nossa instituição preza estar presente em todos os trabalhos da comunidade, divulgando e apoiando trabalhos diversos que são propostos pela cidade e região. Como diferencial, trabalhamos dentro da proposta da Pedagogia Afetiva, o que hoje é enaltecido dentro da nova BNCC. A nossa proposta consiste em oferecer maior espaço para o desenvolvimento da afetividade no ambiente escolar por meio da Pedagogia Afetiva. Aprender deve estar ligado ao ato afetivo. Se o aluno está equilibrado emocionalmente e motivado pelo professor (que passa a interferir na vida do aluno ao demonstrar-lhe a aplicação prática daquilo que está sendo ensinado e apresentado), ele aprende mais facilmente, pois o equilíbrio emocional contribui para o processo de aprendizagem. A afetividade na escola proporciona autoconfiança e autoestima. Por meio de uma relação segura, alunos e professores trabalham a interatividade e a troca de experiências, facilitando a comunicação, promovendo a união e maximizando as competências e capacidade de cada um. Embasando o material didático, a Pedagogia Afetiva enfatiza os aspectos da vida em sociedade que valorizam o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico, político e ético, e na construção da identidade pessoal para o pleno exercício da cidadania.
“A pedagogia do afeto não é, pois, ideologia que se aceita por acreditá-la simpática ou que se rejeita por achá-la singela ‘perfumaria’. Representa resultado de intenso estudo, certezaconstruída nos pilares de uma nova educação pensados por Piaget, por Cousinet e por
muitos outros.” Celso Antunes
O que nos diferencia
Não medimos esforços para oferecer a mais alta qualidade na educação.
Perguntas frequentes
Caso ainda tenha alguma dúvida, nos envie uma mensagem através dos contatos abaixo.
Telefone
Email:
Endereço:
Rua do Tijuco, 473 - Diamantina - MG - 39100-000
A partir de 4 meses de idade.
Educação Infantil:
Matutino: de 07h30 às 11h45;
Vespertino: de 13h30 às 17h45;
Fundamental l:
Funciona das 07h00 às 11h30 e das 13h30 às 18h00.
Fundamental ll:
Funciona das 07h00 às 11h50.
Ensino Médio:
Funciona das 07h00 às 12:35.
Os uniformes são adquiridos na própria secretaria do Cenasr.
Sim, o uso do uniforme é obrigatório a partir do maternal I.
Berçário: no máximo 10 alunos.
Educação Infantil: no máximo 16 alunos.
Fundamental e Médio: no máximo 25 alunos.
O Cenasr se coloca à disposição para apresentá-lo o trabalho pedagógico em todos os segmentos, basta você entrar em contato com a nossa secretaria e marcar um horário com nossos coordenadores.
– Cópia da certidão de nascimento;
– 2 fotos 3×4;
– Cópia do documento do responsável financeiro;
Para os ensinos Fundamental I e II e para o Ensino Médio, além dos documentos acima é necessário o documento de transferência escolar ou histórico e uma ficha de avaliação do aluno;
O material pedagógico é utilizado a partir do Maternal III até o Ensino Médio.